
Fotógrafa, escritora e viajante
Natural de Porto Alegre (RS), Iara Tonidandel descobriu cedo o fascínio pela fotografia, inspirada pelo pai, colecionador de câmeras antigas. É pedagoga, mestre em Educação e também formada em Escrita Criativa pela PUCRS, transitando com fluidez entre imagem e palavra.
Após 2011, mergulhou integralmente na fotografia autoral, adotando o nome artístico Clickiara. Seu trabalho transita por retratos humanos, vida selvagem, paisagens e registros culturais, sempre permeados por sensibilidade e narrativa visual.
Sua paixão pela vida selvagem já a levou para diferentes continentes, aliando a fotografia ao trabalho voluntário. Registrou tribos milenares da Etiópia, atuou na recuperação de ursos na Malásia, colaborou na reabilitação de felinos na Namíbia e África do Sul, lecionou inglês para crianças no Nepal, Kenya e Tanzânia, e trabalhou com jovens monges na Tailândia e mulheres no Sri Lanka.
Exposições e Reconhecimentos
- Exposição individual: Vida sem Grades (2022) – Instituto Zoravia Bettiol, Porto Alegre.
- Exposições coletivas: Espaço Cultural dos Correios, Memorial do RS, MAC, Casa de Cultura Mário Quintana, Street Expo Photo, Galeria da Escadaria, Amazônia Index 2021, Shopping Cittá América.
- Internacional: “O 4to Olho” – Galeria Menduina Schneider (EUA), 59rivoli (França), Círculo de Arte e Recreio (Portugal), Centro Vasco da Gama (Portugal).
- Menções honrosas e prêmios: Brasília Photo Show (2024, 2021, 2019), Prêmio Portfólio FotoDoc 2024 (finalista), III Bienal de Natureza (2021), VII Salão Internacional de Arte Fotográfica de Ribeirão Preto (2019), entre outros.
Obras no W Premium Lounge – Porto Alegre
Em 2024, obras da série “Porto Alegre” foram adquiridas pelo WPremium Group para compor a ambientação do W Premium Lounge no Aeroporto Internacional Salgado Filho, proporcionando aos viajantes uma imersão estética que une arte e sofisticação.




Escritora
Participações em antologias como Grão – imagens, palavras, eternidade, Horas Íntimas, Mulheres Icrônicas, As crônicas do chá, e 60 + A Voz dos Novos Tempos.
Em 2025, lançou seu livro solo “Quando o Chão Tremer... Voe”, reunindo poesias, crônicas e contos.
Estilo e Mensagem
“Ser fotógrafo é mais do que fotografar. É querer desvendar o que se esconde além da linha do horizonte. É maravilhar-se com o que é pintado pela luz. É ser encantado com a natureza a ponto de querer dividir esse encantamento.”



































































































